Apropriação do espaço com o corpo: Parkour, Deriva, Flaneur, Rolezinhos, Flash mob e Skateboarding
- Parkour
O Parkour é uma prática que tem por objetivo desenvolver habilidades que possibilitem melhor movimentação. Força, resistência, agilidade, precisão, noção espacial, equilíbrio, tempo de reação e criatividade são algumas dessas habilidades desenvolvidas com o Parkour. A ideia é que nenhum obstáculo impossibilite o praticante de seguir à diante em seu percurso.
A atividade utiliza de movimentos naturais do corpo humano como correr, saltar e escalar, combinadas com técnicas específicas que melhoram o desempenho do praticante perante o ambiente. Trata-se de uma prática que explora todo o potencial físico e mental de quem pratica.
- Deriva
A prática da deriva consiste em uma experiência artística-sensorial tendo bases muito particulares, com caráter lúdico e experimental, na qual o pedestre anda sem rumo, deixando-se levar pelas formas da cidade e, assim, adquire novas maneiras de apreensão do espaço urbano.A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Ou seja, é caminhar pelo espaço urbano guiado pelas sensações que o ambiente lhe transmite, possibilitando uma nova interação entre a pessoa e o espaço. A pessoa que quer experimentar a deriva deve deixar-se levar e pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não. Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade.
- Flaneur
Basicamente um Flâneur é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos. No decorrer da história diversas pessoas tentaram teorizar o significado de Flâneur, inclusive o poeta Charles Baudelaire, que enxergava o papel chave do Flâneur como sendo o de entender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo através do fluxo da cidade. Em termos artísticos, existem diversas escolas arquitetônicas e fotográficas que se denominam Flâneur, já que priorizam a participação daqueles que são afetados pelo desenho da cidade e pelo andamento da mesma. "Flanar" é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta.
O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.
- Rolezinho
O rolezinho é um fenômeno bastante complexo e polêmico. Trata-se de um grande encontro de jovens para se divertir marcado nas redes sociais que acontece principalmente em shoppings. Os rolezinhos começaram a causar a insatisfação dos lojistas e de outros frequentadores dos shoppings. Essa atitude abre uma grande discussão: O shopping é publico ou privado?
- Flash Mob
O Flash Mob são aglomerações que se encontram em determinado lugar para executar ações previamente combinadas, surpreendendo aqueles que estão no local e não estavam cientes do acontecimento. Assim como nos Rolezinhos, a grande parte dos Flash Mob são organizados por redes sociais. Eles podem ser manifestações, danças livres, ou qualquer outra forma de expressão artística e social. Eles perdem o sentido quando são anunciados em seu local de acontecimento, quebrando a surpresa que é um de seus objetivos.
- Skateboarding
O Skateboard, também chamado simplesmente de skate, é uma atividade esportiva em que uma pessoa (skatista) faz manobras sobre um skate. O skate é uma prancha de madeira (shape) com quatro rodinhas de borracha ou material similar.É praticado nas ruas ou em pistas de skate. Existem três modalidades principais: street (praticado nas ruas das cidades), freestyle (skatista faz várias manobras no chão) e vertical (praticado em pista em formato da letra U).
Comentários
Postar um comentário