Crítica e observações para o desenvolvimento do objeto interativo
Sobre o objeto que apresentei na aula do dia 04/05:
-Em relação ao recurso usado é finalístico, em relação ao
uso é pouco programático e mais finalístico.
- Não usa da combinatória e nem do mapeamento.
- A interface é reativa e a interação também (acho).
- Possui interatividade não interativa, pois a interação se
dá apenas com o objeto e não com o seu conteúdo, que já é programado.
- Pouco desenvolvimento tecnológico e pouca capacidade de
atrair o usuário para interagir com o objeto.
- Acredito que seja monofuncional, não seja flexível e pouco
ou nada polivalente.
- É prefigurado.
- Mais importância para a substância do que para o evento.
- Pouco ou nada virtual.
(com base no que eu entendi sobre cada categoria)
A partir das
críticas e do repertório que aos poucos estou adquirindo, é possível fazer algumas
análises. A primeira questão é em
relação ao material da estrutura. Nesse novo protótipo resolvi usar um material
transparente que permitisse a passagem de luz, no entanto, ao usar esse
material em toda a estrutura acabei conferindo ao objeto uma aparência de
fragilidade e consequentemente tirando um pouco da sua atratividade. Apesar de
possuir a estrutura diferente e maleável, falta explorar essa característica,
acrescentar outras e também usar da estrutura para dar indícios da interação. Outro ponto que merece atenção é a questão da
magia. É necessário tentar trazer magia para o objeto, a fim de torná-lo mais
atrativo e instigante, fazendo despertar a curiosidade da pessoa que interagir
com ele e consequentemente aumentar o tempo de interação. Em relação aos
componentes eletrônicos, seria interessante usa-los não apenas na relação comum
de desligado –> ação –> ligado, mas também na forma inversa, deixando
alguns circuitos já ligados e a ação do usuário levar ao desligamento dos mesmos.
O fato de alguns circuitos já estarem ligados poderia ser uma forma de atrair o
usuário para interagir com o objeto. Seria interessante também criar uma forma
de alguns circuitos ou peças influenciarem no funcionamento de outros.
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