Pergunta feita em grupo sobre o virtual: "Qual seria um meio de incentivar a realização de projetos arquitetônicos integralmente virtuais?"

   A pergunta do nosso grupo, apesar de ter sido formulada com o intuito de ter um determinado sentido, acabou ficando confusa devido ao uso de termos inadequados. A pergunta reformulada poderia ser a seguinte: De que forma pode ser incentivada a produção de arquitetura virtual?
   Ao lermos os textos sobre interatividade e virtualidade e debatermos a respeito do assunto, uma dúvida que surgiu entre o nosso grupo foi: se é mais fácil projetar espaços e objetos com possibilidades de uso já pré-definidas (bem limitadas,voltado mais para a substância do que para o evento) e de certa forma lucrar com isso, por que se dar ao trabalho de projetar espaços virtuais que, a meu ver, é algo bem mais complexo? É claro que diversos artistas/arquitetos produziram ou buscam produzir arquitetura virtual, mas o que poderia incentivar os outros a desenvolverem esse tipo de projeto? A princípio, para que surjam mais projetos virtuais é necessário que os arquitetos tenham conhecimento (e prática) sobre eles. Assim, as faculdades responsáveis pela formação desses profissionais devem inserir o assunto desde cedo nas aulas, a fim de que os jovens alunos já se habituem a trabalhar com o virtual. A partir daí, os arquitetos projetarão arquitetura virtual pelos conhecimentos que possuem a respeito das suas vantagens (abertura para modificação, maior interação com o cliente, etc) ou pelo próprio prazer de criar algo virtual. Talvez a maior valorização e reconhecimento da arquitetura virtual por parte dos usuários também poderia ser um incentivo para cada vez mais arquitetos buscarem produzir esse tipo de arquitetura. 

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